4.3.09

esquizofrenia

"A esquizofrenia (do grego σχιζοφρενία; σχίζειν, "dividir", e φρήν, "mente") é uma doença mental grave que se carateriza classicamente por uma colecção de sintomas, entre os quais avultam alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas),delírios e embotamento emocional com perda de contacto com a realidade, podendo causar um disfuncionamento social crônico.

É hoje encarada não como uma doença única mas sim como um grupo de patologias, atingindo todas as classes sociais e grupos humanos.

A sua prevalência atinge 1% da população mundial, manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, nos homens e nas mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade."

fonte: www.wikipedia.org

2 comentários:

Diih disse...

Um dia um garoto do parque veio falar comigo! Ele me perguntou porque eu falava sozinho.

Eu fiquei triste afinal ele não estava ouvindo aquela voz! logo respondi.

- Falo Sozinho pra calar as vozes dos que eu não consigo ver e tu não consegue ouvir!

(Veio de um livro num sei qual)

Daniel Braga disse...

Há tantas doenças e tantos enfermos.. que temos que agradecer todos os dias por sermos como somos..